quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DICAS: PILATES OU MUSCULAÇÃO?

PILATES OU MUSCULAÇÃO?

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ESSAS DUAS MODALIDADES E ENTENDA PORQUE O PILATES TORNOU-SE UMA FORTE OPÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA NO MUNDO TODO.
ANTES, SAIBA ALGUNS DADOS SOBRE O PILATES NO MUNDO:
• Em 2003, 9 milhões de pessoas praticavam Pilates nos Estados Unidos. Em 2006 já eram 11 milhões de adeptos.
• 63% dos clubes nos Estados Unidos oferecem Pilates a seus clientes.
Há muitas semelhanças entre o trabalho desenvolvido na musculação e no Pilates. Os dois podem fazer um trabalho específico para o desenvolvimento da resistência e da força muscular. Dependendo do objetivo do aluno e do professor com a periodização do treino, pode-se utilizar as duas valências físicas juntas ou separadas. As duas atividades além de possuírem a possibilidade de uma progressão de carga, há também a progressão em relação à dificuldade dos movimentos com o decorrer do treinamento.
Todos os grupamentos musculares podem ser treinados de forma geral no Pilates e na musculação. Na musculação a resistência é feita pelo peso, de forma direta e indireta, ou seja, levantando uma massa diretamente contra a força da gravidade ou indiretamente através de alavancas e/ou polias existentes nas máquinas. Já as máquinas de Pilates têm como forma de contra-resistência as molas, oferecendo uma contração concêntrica (fase em que você deforma a mola) e uma contração excêntrica (fase em que você controla o retorno para a posição inicial). A mola transfere para o movimento uma energia elástica, que é a capacidade que um material tem de se deformar e de retornar ao seu
formato original.
No Pilates as máquinas causam desequilíbrio na maioria dos exercícios, treinando assim a propriocepção e movimentos de estabilização, o que exige do aluno uma consciência corporal para poder executar os movimentos de forma correta.
Ambos fortalecem a musculatura, mas os exercícios de Pilates trabalham fortalecimento e alongamento juntos. O ritmo é mais lento, com poucas repetições, facilitando assim, a integração entre mente, respiração e corpo. Todos os exercícios são feitos com a musculatura abdominal, do assoalho pélvico, e alguns músculos da coluna, juntos em conexão.
  É importante lembrar que os exercícios de Pilates otimizam qualquer atividade física tais como, a musculação, a natação, a hidroginástica.
O mais interessante do Pilates é o tratamento de reeducação neuromuscular. Os aparelhos permitem a simulação das atividades funcionais cotidianas, como agachar, sentar, de forma confortável para o cliente.
A musculação tradicional é baseada nos conceitos do fisiculturismo, o qual exercita um músculo isoladamente para que ele fique cada vez mais forte. O problema desse tipo de trabalho é que os músculos não são vistos de maneira integrada, e sim isoladamente. Porém para fazer qualquer movimento, recrutamos vários músculos ao mesmo tempo, por isso o Pilates é uma técnica funcional (que otimiza as funções de cada local do corpo).
Muitas pessoas que já praticam modalidades em academias já procuram o método para trabalhar o abdome, além de ser ideal para quem não gosta do ambiente agitado das academias.
Portanto, além de deixar seu corpo bonito e harmonioso, o treinamento funcional com Pilates tem como meta melhorar sua performance nos movimentos que fazemos no dia-a-dia: levantar, sentar, subir escadas, sair do carro. "Quem não quer ter um corpo resistente às lesões e menos suscetível à dores?
Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros, entre outras. A barriga fica lisinha e a cintura afinada para o resto da vida, lembrando também que o posicionamento correto da coluna protege de lesões e dores.
Articulações mal alinhadas e frouxas facilitam a instalação de lesões e osteoartroses nos idosos. É importante para o idoso manter a flexibilidade, porque com isso consegue-se interromper a redução natural da mesma. Assim os efeitos dos exercícios de alongamento são positivos independentes do aumento da flexibilidade (Achour Jr, 2006).
Instalada a osteoartrose no joelho e quadril, ela aumenta o custo energético para qualquer movimento, dificultando a subida e descida de escadas por exemplo. Em algumas situações, pode impedir a movimentação até em atividades simples como jardinagem e passeios em parques.
A intensidade da dor pode chegar a interferir no dia-a-dia das pessoas, ao diminuir a amplitude de seus movimentos e dificultando atividades comuns como andar, ficar em pé, sentar, subir e descer escadas, colocar meias, amarrar o cordão do sapato. Os exercícios de Pilates ajudam a manter e a melhorar os movimentos e a execução das funções diárias.
Dra. Luciana Santos Ronqui – CREFITO 3-/: 103112-F
 ACADEMIA SPASSO VIDA
Rua Francisco Otaviano, 213 – Jd. Chapadão
Telefone: (19) 3241-1031.
www.academiaspassovida.com.br
contatos@academiaspassovida.com.br

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFISSIONAL
REGISTRO PROFISSIONAL: CREFITO 3-/103112-F
NOME: LUCIANA SANTOS RONQUI
E-MAIL: CONTATOS@ACADEMIASPASSOVIDA.COM.BR
SITE: WWW.ACADEMIASPASSOVIDA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário