quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DICAS: IOGA TEM EFEITOS DIRETOS NA SAÚDE DO CORAÇÃO

IOGA TEM EFEITOS DIRETOS NA SAÚDE DO CORAÇÃO 
A Ioga é uma técnica milenar que busca aumentar o autoconhecimento e o autocontrole e produzir um estado de união entre o indivíduo e o universo ao seu redor (o microcosmo e o macrocosmo).
Do ponto de vista fisiológico, a prática da Ioga, principalmente de suas técnicas meditativas, produz uma resposta de relaxamento: há uma diminuição dos hormônios causadores do estresse e um aumento da produção de substâncias que causam sensação de calma e bem-estar.
Recentemente, foram descobertos os efeitos específicos da Ioga na saúde cardiovascular. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos EUA, por exemplo, mostrou que pessoas que praticam Ioga e meditação pelo menos três vezes por semana conseguem reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca e o risco de doença de coração.
Segundo o cardiologista Satish Sivasankaran, autor do estudo, a Ioga melhora os parâmetros de saúde cardiovascular tanto nas pessoas saudáveis quanto nas com doenças do coração pré-existentes.
No estudo realizado na faculdade de medicina da Universidade de Yale, após seis semanas praticando Ioga e meditação, os participantes tiveram uma redução média de 17% na pressão arterial. Entre os que tinham doença cardíaca, a redução da pressão chegou a 70%.
A pressão arterial é a medida das contrações e expansões dos vasos para que ocorra o fluxo do sangue no corpo. A pressão alta é fator de risco cardíaco e indicador de aterosclerose, porque a formação de placas de gordura nas artérias dificulta os movimentos de contração e expansão dos vasos sanguíneos.
Por si só, a diminuição do estresse promovida pela Ioga já contribui para diminuir o risco de eventos cardiovasculares. A ação específica na pressão arterial traz ainda mais vantagens para quem pratica a técnica.
A outra boa notícia do estudo de Yale é que é não é preciso passar anos sentado em posição de Lótus e meditando para se obter benefícios. Os participantes do estudo apresentaram melhoras comprovadas em apenas seis semanas.
Os benefícios foram medidos com o monitoramento da pressão arterial, frequência cardíaca, índice de massa corporal e níveis de colesterol dos participantes. As medidas foram tiradas no início do estudo e após as seis semanas de prática.
As sessões de Ioga realizadas foram de 90 minutos, incluindo 40 minutos de ioga postural, 20 minutos de relaxamento profundo, 15 minutos de exercícios respiratórios e 15 minutos de meditação.
Um aspecto interessante é que os resultados apareceram com a combinação de atividades estáticas – meditação e relaxamento – e dinâmicas – exercícios e posturas de ioga. Isso indica que a prática é uma boa opção de atividade física para manter e melhorar a saúde do coração.
Fonte: http://coracaosaudavel.terra.com.br/qualidade_integra.php?id=46
Prof. ADRIANO RANGEL PEROZZO
CREF 5631 – G/SP
E-mail: aperozzo@terra.com.br
CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFISSIONAL
REGISTRO PROFISSIONAL: CREF 005631 G/SP
NOME: ADRIANO RANGEL PEROZZO
E-MAIL: APEROZZO@TERRA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário