Atividade física na terceira idade.
Há 10 anos nem imaginava essa corrida dos idosos às academias. Graças a um constante trabalho do professores de educação física, médicos e a mídia, conseguimos divulgar os benefícios da atividade física bem orientada para os indivíduos dessa faixa etária.
Ao se elaborar um programa que traga resultados devemos entender onde estão as necessidades, mesmo que gerais do grupo que irá interagir.
No caso específico esbarramos com algumas particularidades: falta de equilíbrio, quedas, perda de massa muscular, desorganização postural e diminuição da amplitude dos movimentos.
Vários estudos mostram que há uma perda de massa muscular que em média está por volta de 10 a 15 %. Esse é um fator muito importante levando em conta a funcionabilidade. Com essa perda de músculos, várias atividades do dia-a-dia, que inicialmente eram simples começam a ficar complexas, difíceis, chegando a tornarem-se insuportáveis. Um exemplo bem clássico é o ato de subir um lance de escadas. Como chegamos ao último degrau ofegante, juramos que o que está faltando é condicionamento aeróbio, mas na verdade o que falta mesmo é massa muscular para carregar o corpo degrau a degrau, ou seja, falta força, a mesma força que futuramente será percebida na dificuldade de levantar de uma cadeira.
A própria perda de força dificulta a marcha e proporciona os desequilíbrios e conseqüentemente as quedas. Mas o fator postural é determinante para o equilíbrio, é uma via de duas mãos, com melhora do equilíbrio através de exercícios em superfícies instáveis, melhora-se a postura. Assim como a melhora de postura através de exercícios analíticos e globais, associados a exercícios de consciência corporal melhoram o equilíbrio, principalmente o equilíbrio dinâmico, ou seja, na marcha. A estatística nos mostra que as quedas ocorrem em momentos de mudanças de direção, aceleração ou desaceleração, ou seja, início ou final da marcha. O que falta nessas fases? Força, equilíbrio e estabilidade das articulações.
A estabilidade das articulações é conquistada com exercícios que estimulam os proprioceptores, pequenos órgão que temos no nosso aparelho locomotor que dentre várias funções promovem a estabilização da articulação através do acionamento muscular.
Podemos dizer que o foco do trabalho nessa fase está sustentado em três pilares: Força muscular, Equilíbrio e uma boa Postura.
Como Fisioterapeuta e Educador Físico, tenho uma concepção diferenciada de atividade física, trazendo resultados, e atuando de forma preventiva.
O grande objetivo do profissional dessa área é poder tornar um sonho realidade, tornar um desejo possível, pois tudo é possível quando os dois lados realmente dedicam-se: o profissional e o cliente.
Dr. Eduardo Ayub Lopes.
Diretor VIPFISIOPERSONAL.
Fisioterapeuta Esportivo.
Crefito. 29564-F
Rua dos Bandeirantes, 693, Cambuí, Campinas – SP.
(19) 3252-5656.
www.vipfisiopersonal.com.br
CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFISSIONAL
REGISTRO PROFISSIONAL: CREFITO 29564-F
NOME: EDUARDO AYUB LOPES
TELEFONE: (19)3252-5656
E-MAIL: VIPFISIOPERSONAL@VIPFISIOPERSONAL.COM.BR
SITE: WWW.VIPFISIOPERSONAL.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário