segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DICAS : Atividades físicas com materiais reutilizados

ATIVIDADES FÍSICAS COM MATERIAIS REUTILIZADOS




A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas características. Reciclagem é diferente de reaproveitamento ou reutilização. O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento de produtos para a prática de atividades físicas.
Muitas pessoas praticam atividades físicas regularmente e sentem os benefícios rapidamente. Alguns principais benefícios se resumem em:
Efeitos antropométricos e neuromusculares:
 diminuição da gordura corporal
 incremento da massa e força muscular
 incremento da densidade óssea
 fortalecimento do tecido conetivo
 incremento da flexibilidade
Efeitos metabólicos:
 diminuição da freqüência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo
 aumento da potência aeróbica (VO2 máx.)
 diminuição da pressão arterial
 melhora a sensibilidade a insulina
Efeitos psicológicos:
 melhora da auto-estima
 melhora da imagem corporal
 diminuição do stress e da ansiedade
 melhora da tensão muscular e da insônia
 diminuição do consumo de medicamentos
 melhora das funções cognitivas e da socialização
   Com estes efeitos gerais o exercício tem se mostrado benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças como diabetes, do coração, hipertensão arterial, arteriosclerose, varizes, respiratórias, artrose, artrite, dor crônica e desordens mentais ou psicológicos.
 Para praticar exercícios com materiais reutilizados é simples! Podemos utilizar garrafas plásticas de refrigerantes, sacolas plásticas e pedaços de madeira (cabo de vassoura, por exemplo). As garrafas pet podem ser cheias com água para substituir halteres. As sacolas podem servir como suporte para as garrafas pet. E cabos de vassouras podem trabalhar como se fossem barras. Podemos observar alguns exemplos nas figuras abaixo:

 Na figura 1 temos um exemplo de exercício para fortalecer os membros inferiores, onde simulamos o movimento de sentar ou agachar. Na figura 2, exigimos dos músculos das costas (dorsais) inclinando o tronco à frente e puxando um braço de cada vez.. Na 3 trabalhamos tríceps fazendo a extensão dos cotovelos. Já na figura 4 os bíceps, assim como na figura 5, onde realizamos o movimento de flexão dos cotovelos. E na figura 6 os peitorais são exercitados através da extensão dos cotovelos, aproximando os pesos na linha do peito.
 Lembro que para realizar esses exercícios é recomendada a orientação de um educador físico qualificado, para não correr riscos de lesão, pois movimentos com sobrecarga podem ser prejudiciais à saúde caso sejam realizados da maneira incorreta.
 Prof. Adriano Rangel Perozzo
 Educador físico - CREF 5631 – G/SP
 E-mail: adriano@vitalperformance.com.br
 Site: www.vitalperformance.com.br

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFISSIONAL
REGISTRO PROFISSIONAL: CREF 5631 - G/SP
NOME: ADRIANO RANGEL PEROZZO
E-MAIL: ADRIANO@VITALPERFORMANCE.COM.BR
SITE: WWW.VITALPERFORMANCE.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário