Saúde sem mágica
Muitas pessoas puderam acompanhar pelo programa da Rede Globo, Fantástico, as alterações que os apresentadores demonstraram durante 3 meses de mudanças de hábitos de vida. Eles são exemplos de que todos podem conquistar uma saúde melhor sem nenhuma mágica. Não foram utilizados suplementos alimentares e nenhuma outra substância para estimular tais mudanças. Somente adequaram a alimentação e a prática de atividades físicas aos padrões saudáveis e, principalmente, aos seus estilos de vida.
Quem tem uma vida agitada pode adequar os horários da alimentação e dos treinamentos ao seu dia a dia. Basta querer! A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que uma pessoa deve ter equilíbrio entre 3 principais pontos: força, condicionamento físico e alongamento. O indivíduo não pode simplesmente ter uma boa força. Se não possuir um bom condicionamento físico e uma boa flexibilidade não terá uma boa saúde, ou seja, sua qualidade de vida estará abaixo do ideal.Por isso converse com seu professor de confiança e verifique se no seu treinamento existem exercícios que trabalhem esses 3 pontos. Para trabalhar o fortalecimento muscular, podemos praticar musculação, Pilates, hidroginástica, natação, ginástica localizada e aulas de treinamento funcional. Para melhorar o condicionamento físico podem ser feitas aulas de ciclismo indoor ou outdoor, corrida, algumas aulas de ginástica que possuem essa característica e também a natação, onde o objetivo de cada aula pode ser alterado dependendo da necessidade. E com relação à flexibilidade, aulas de alongamento, Yoga e também o Pilates podem ser trabalhados.
Podemos destacar também a regularidade. Quem acompanhou o programa pode observar que até mesmo em viagens, os apresentadores mantinham a rotina de alimentação e exercícios. O indicado seria pelo menos 3 vezes na semana, mas caso haja a possibilidade, esse número pode ser ampliado, até mesmo, para 5 ou 6 vezes semanais.
Portanto, para uma termos uma melhoria em nossa qualidade de vida, e conseqüentemente na nossa saúde, não precisamos nos transformar em atletas profissionais. Pensem em 3 pontos:
1) Treinamento – objetivos bem distribuídos com volume e intensidades adequadas;
2) Alimentação – ingestão do número certo de calorias, com variação de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e líquidos;
3) Regularidade / dedicação – para que consigamos tais melhorias, será necessário certo esforço, principalmente em manter uma freqüência adequada dos novos hábitos de vida.
Prof. Adriano Rangel Perozzo
Educador físico – CREF 5631 – G/SP
adriano@vitalperformance.com.br / www.vitalperformance.com.br
CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFISSIONAL
REGISTRO PROFISSIONAL: CREF 5631 - G/SP
NOME: ADRIANO RANGEL PEROZZO
E-MAIL: ADRIANO@VITALPERFORMANCE.COM.BR
SITE: WWW.VITALPERFORMANCE.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário