quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DICA: Pele saudável: as diferenças entre hidratar e nutrir

Pele saudável: as diferenças entre hidratar e nutrir



No banho, aproveite para hidratar sua pele com sabonetes apropriados. Você ganha tempo e ainda aproveita para relaxar mais um pouco.

Corremos a semana toda atrás de outras coisas e sempre deixamos de lado o relaxamento, não é mesmo? Aproveite um dia em casa para cuidar só de você, sem se preocupar com nada do trabalho, muito menos com as tarefas domésticas. É hora de cuidar da pele. Para deixar nossa pele saudável, não basta pensar na hidratação. Ela pode estar precisando de uma boa nutrição. Você sabe quais as diferenças entre esses dois tipos de tratamento?

Hidratação

Hidratar é repor ou manter a água na epiderme, gerando um aspecto de pele mais lisa e brilhante. De acordo com a dermatologista Patrícia Santiago Garcia, de Brasília, “a boa hidratação da pele é feita pela ingestão de líquidos via oral (água, água de coco, sucos naturais, alguns chás etc.), pelo menos 2 litros ao dia, e complementada por bons hidratantes, que restauram a barreira da pele impedindo grande perda de água”.

Um creme é rotulado como hidratante quando mantém ou aumenta o teor de água na pele. Por isso, é indicado para minimizar os riscos de ressecamento, descamação e rachadura, o que consequentemente melhora a elasticidade e a aparência da pele.

Nutrição

Já os cosméticos nutritivos fornecem vitaminas, como a vitamina E, e ingredientes hidratantes, como a glicerina, capazes de ajudar a pele a se reparar e a manter sua integridade. Ou seja, nutrir a pele significa dar elementos essenciais para a manutenção da sua vitalidade e função.

Patrícia recomenda nutrir a pele diariamente. Porém, vale prestar atenção na estação do ano: no clima seco e no inverno, podemos dar preferência a produtos mais espessos. Já no verão, a dica é usar produtos mais aquosos, leves, que consigam dar conta de uma eficiente hidratação.

Em resumo, no nosso dia a dia devemos hidratar e nutrir nossa pele com uma boa ingestão de líquido, dieta balanceada e bons cremes específicos. Sem se esquecer dos produtos com ação de proteção solar, alerta a dermatologista.

O momento de cuidar da nossa pele é único. Em meio a tanta correria, esse tempo que disponibilizamos para nós mesmas é quando paramos e nos olhamos. O que poderia ser trabalhoso, torna-se prazeroso. Passar creme, tomar chá, comer bem e praticar exercício físico são tarefas que só trazem coisas boas ao nosso futuro. Por isso, hidrate e nutra sua pele muito bem. Não tenha medo de ser linda!





Nenhum comentário:

Postar um comentário