Celulite diminui com a prática de musculação?
Antes de tudo, é importante saber que a celulite é um depósito de células adiposas que retém água e toxinas. Estas toxinas devem ser eliminadas das células pela circulação sanguínea e do corpo pelos processos normais de reabsorção linfática e excreção, porém, quando estes não funcionam corretamente pode ocorrer à formação destas calosidades na pele (celulite).
Muitas mulheres escolhem por praticar musculação com o intuito de melhorar a celulite. Porém, alguns estudos estão demonstrando que a musculação pode piorar o quadro de celulite (hidrolipodistrofia). Estes estudos se apóiam no fato de que os exercícios resistidos com pesos levam a liberação de ácido láctico e outros metabólitos na musculatura, na própria circulação e tecidos proximais. Estes resquícios do metabolismo são tóxicos e podem agravar o quadro da celulite.
Por outro lado, existem estudos comparativos que demonstram a melhoria da aparência da pele após o ganho de massa muscular, pois geralmente a pele fica mais esticada e lisa após o aumento da musculatura. A derme muito flácida agrava a celulite e a musculação melhora a flacidez da mesma através de vias indiretas.
Definitivamente sabe-se que este problema tem um grande componente genético e também se refere ao estilo de vida, ou seja, alimentação balanceada, descanso, exercícios físicos e hábitos saudáveis (não fumar e evitar o álcool) ainda são os melhores remédios.
Por fim, há muita controvérsia sobre os efeitos da musculação para melhoria da celulite. Justamente devido a isso não podemos abrir mão dos inúmeros benefícios trazidos pela musculação, talvez seja mais fácil continuar a malhar e levar uma vida mais saudável, evitando-se alimentos tóxicos (fast-food, por exemplo) e dando valor ao descanso (menos estresse).
Prof. Adriano Rangel Perozzo
CREF 5631-G/SP
adriano@vitalperformance.com.br
www.vitalperformance.com.br
CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFISSIONAL
REGISTRO PROFISSIONAL: CREF 05631 G/SP
NOME: ADRIANO RANGEL PEROZZO
E-MAIL: ADRIANO@VITALPERFORMANCE.COM.BR
SITE: WWW.VITALPERFORMANCE.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário