Quem é que nunca teve um dia (ou vários dias) daqueles cheio de coisas e mais coisas para fazer, em que é impossível respirar um pouco ou simplesmente fazer uma pausa? Muitos de nós que trabalhamos na internet e procuramos gerir múltiplos sites/blogs, deparamo-nos com o problema da necessidade de trabalhar consecutivamente nos projectos, com um vigor elevado e uma dedicação sempre exacerbada. Muitas vezes chegamos a nunca perceber o que é um dia de trabalho relaxado ou pacífico.
Embora considere que os meus dias de trabalho incluem uma grande parte das referências escritas em baixo, sinto que por vezes é necessário relaxar mais e mais, para tirar mais proveito e paixão daquilo que realmente faço e gosto de fazer.
Trabalhar não tem de ser forçosamente uma tarefa díficil ou desgastante, especialmente se fizer aquilo que gosta.
Embora considere que os meus dias de trabalho incluem uma grande parte das referências escritas em baixo, sinto que por vezes é necessário relaxar mais e mais, para tirar mais proveito e paixão daquilo que realmente faço e gosto de fazer.
Trabalhar não tem de ser forçosamente uma tarefa díficil ou desgastante, especialmente se fizer aquilo que gosta.
Vamos então ver o que precisa mudar na sua rotina.
1. FAZER MENOS
O título pode parecer óbvio, mas tal como vem referenciado no livro ‘Trabalhe 4 horas por semana‘, por vezes é imprescindível saber abdicar do excesso de trabalho para criar uma rotina de maior qualidade e acima de tudo mais produtiva. É extremamente complicado conseguir atingir bons objectivos, quando existem toneladas de tarefas para executar num só dia. Procure adaptar-se e trabalhar apenas nos projectos que lhe são mais rentáveis e/ou que terão maior impacto na sua vida ou nas suas finanças.
2. CRIE UMA MANHÃ RELAXANTE
Não existe nada melhor do que uma manhã relaxante antes de ir trabalhar, seja dentro ou fora de casa. Procure acordar relativamente cedo, tomar um pequeno-almoço com as coisas que mais gosta, e depois executar algumas das coisas mais relaxantes que existem, como por exemplo fazer exercício ou tomar um banho de imersão em água quente. Há também que prefira ficar sentado no sofá a beber café a assistir a uma série de televisão qualquer. O importante é que seja uma manhã relaxada antes de partir para o trabalho propriamente dito.
3. PREPARAR O DIA SEGUINTE
Se pretende ter uma manhã relativamente relaxada, torna-se importante que tenha isso minimamente preparado. Desenhe num papel as suas tarefas mais importantes do próximo dia, e se necessário deixe a mais importante em cima do teclado, como eu referi no artigo da parte da manhã. Depois prepare algumas coisas respeitantes ao seu dia seguinte, tais como organizar a roupa, a casa e/ou as refeições se assim for necessário. Isso irá deixá-lo praticamente preparado para o dia seguinte, podendo então usufruir dessa organização de uma forma relaxada.
4. TRABALHE NO SILÊNCIO
As alturas mais rentáveis para trabalhar são seguramente aquelas em que as distracções são menores, sejam elas a TV, a empregada da limpeza, os filhos, os amigos, os colegas de escritório ou qualquer outra pessoa.
Independentemente de gostar de trabalhar de manhã ou à noite, procure adaptar-se aos horários em que existe menos ruído à sua volta e em que consegue efectivar o seu trabalho e a sua produtividade. As manhãs poderão ser essênciais nessa estratégia, especialmente se começar a trabalhar quando a sua família ainda está a dormir.
Independentemente de gostar de trabalhar de manhã ou à noite, procure adaptar-se aos horários em que existe menos ruído à sua volta e em que consegue efectivar o seu trabalho e a sua produtividade. As manhãs poderão ser essênciais nessa estratégia, especialmente se começar a trabalhar quando a sua família ainda está a dormir.
5. AMBIENTE DE TRABALHO RELAXADO
Uma das coisas que torna um trabalho mais relaxante, é ter um local de trabalho igualmente relaxante. Procure eliminar todo o lixo que o rodeia em cima da secretária, e organize-se para ter somente o seu computador e quem sabe um ou outro adereço como uma planta ou uma fotografia. Tudo o resto irá servir-lhe apenas como distracção e irá interromper a sua produtividade. O mesmo se passa com o ambiente de trabalho do seu computador. Passe tudo para a raíz do computador e mantenha o seu ambiente de trabalho livre de pastas e ficheiros inúteis.
6. DESLIGUE AS DISTRACÇÕES – MESMO!
Como sabe e já referimos aqui no blog, as distracções são uma forma de arruinar o seu tempo livre. As principais distracções em profissões liberais são certamente o Email, o telemóvel, o MSN e talvez a própria internet. Procure desligar-se do mundo por instantes e produzir com qualidade. Depois de ter alguns objectivos concluídos ligue-se novamente ao mundo.
7. ELIMINAR REUNIÕES
Se por ventura é um freelancer e tem de lidar com o facto de ter reuniões todas as semanas, então o melhor é procurar adaptar-se. Ao invés de sugerir aos seus clientes uma reunião física, procure explicar-lhes todo o processo via email ou skype. Nem todas as reuniões são importantes e produtivas, pelo que na grande maioria das vezes o cliente apenas pretende ver com que vai trabalhar. Você poderá fazer isso via tele-conferência ou chamada telefónica 3G, poupando imenso tempo e desgaste na sua rotina.
8. UMA TAREFA DE CADA VEZ
Um dos problemas que leva à falta de produtividade é tentar executar mais do que uma tarefa de uma só vez. Se pretende ser objectivo e produtivo tem de focar-se naquilo que é realmente importante. Se tem um objectivo para cumprir, procure executá-lo antes de tudo o resto, e evite misturá-lo com distracções, navegação em páginas de internet e outras tarefas que simplesmente o fazem queimar tempo.
9. FAÇA PAUSAS REGULARES
Já referimos aqui no blog também que o sedentarismo não é bom para a saúde, o que significa que tanto os bloggers, como os webmasters ou os trabalhadores que passam 10h/dia sentados numa cadeira, terão de se exercitar com uma maior regularidade. Faça pausas de 10 minutos por cada hora e meia de trabalho. Beba água e procure exercitar o corpo, vagueando pela sua casa ou pelo seu escritório.
10. O LANCHE É SAGRADO
Essa é seguramente uma das regras de ouro para quem pretende ter um dia de trabalho relaxado e produtivo. Seja rigoroso com o seu lanche e procure aproveitá-lo em paz e sossêgo. Saia do escritório e procure um local prazeroso onde possa relaxar e comer o seu lanche descansado. Isso irá ajudá-lo a relaxar, especialmente a nível cerebral, ajudando-o a manter um fluxo de criatividade constante e uma produtividade bastante mais prazerosa e relaxante.
11. MINI MEDITAÇÃO
Aprendi no Yôga que a meditação e relaxamento podem ser efectivamente uma forma de criar um estado de espírito bastante mais relaxante e produtivo. Sente-se durante 5 minutos, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Procure diminuir o seu batimento cardíaco ao mesmo tempo que sente o corpo todo a relaxar, incluindo o cérebro. Isso irá ajudá-lo a criar uma nova energia para as próximas horas de trabalho, que inevitavelmente serão mais produtivas. Experimente!
12. PROCURE QUEBRAR O SENTIDO
Muitas vezes em dias de maior trabalho a vida tende a correr menos bem. Ou porque o chefe foi demasiado incisivo, ou porque cometeu um erro grave num projecto, ou porque o seu site desapareceu do index do Google, etc. O acto normal de reagir a uma destas situações é o drama. Preocupamo-nos demasiado com pequenas coisas e temos tendência para lhes atribuir um grande valor. No entanto essas mesmas coisas tendem a destruir o nosso dia de trabalho, pelo que é necessário quebrar esse sentido. Procure analisar tudo aquilo que de mau lhe vai acontecendo, e imagine qual o valor dessa mesma coisa daqui a 3 meses. Na grande maioria dos casos o valor é nulo, o que faz com que você tenha tendência para esquecer essa situação, que há 5 minutos o atormentava imenso. Tudo é relativo.
Agora é aproveitar e procurar criar dias de trabalho mais relaxantes e produtivos!
Até Já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário